Odontologia Preventiva

Quando há tártaro e/ou sangramento na gengiva tanto em dentes naturais como em quem tem prótese(s) ou implante(s), é sinal que algo está errado e há risco das bactérias responsáveis por esta anomalia infectarem tanto os dente(s) quanto o(s) implante(s) levando à perda óssea e consequentemente falência das raízes dos dentes naturais ou do(s) implante(s) caso não seja identificado e tratado em tempo. Pesquisa recente mostra resultado significante no aumento de infarto do miocárdio em relação à má higienização bucal.

Para prevenir a perda de dentes, reabsorções ósseas ou que pequenas cavidades se transformem em problemas maiores são analisadas através de radiografias ou tomografias computadorizadas as condições das bases ósseas, dentárias e demais estruturas.

Os cuidados para prevenir doenças não são feitos apenas pelos profissionais. O paciente deve manter em casa e faz parte do procedimento do nosso consultório a orientação da técnica certa de escovação com indicação da escova ideal para cada caso. A orientação é passada para os pais para cuidarem da higiene bucal dos seus filhos desde bebes ou para os cuidadores que acompanham os idosos.

A ortodontia preventiva evita o desenvolvimento de más-oclusões, remove os fatores que os causariam e estimula que as forças naturais atuem para o desenvolvimento correto dos dentes. É usada quando os dentes ainda são de leite (dentadura decídua) ou quando começam a nascerem os permanentes (dentadura mista).